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16 de mai. de 2009

Síntese do encontro de 28/04/2009

Síntese da aula do dia 28/04/2009

A reunião começou no horário marcado e com a leitura da síntese do encontro anterior, após esta leitura a Profª Lígia perguntou se todos haviam anotado o e-mail na folha da aula anterior para o cadastro no blog do curso.
A profª Lígia: “Se você não tivesse comparecido ao encontro passado, você entenderia como foi a aula?”
Dois alunos citaram que a síntese não deixou claro como ficou o fechamento (conclusão) da aula, mas a profª esclareceu que o assunto da aula passada continuaria nesta.
A profª fez a turma a seguinte pergunta: “Qual a minha postura diante do meu aluno?” E em seguida comentou que o caminho que o aluno faz para resolver um exercício é mais importante que a resolução em si, portanto é preciso saber lidar com os erros na resolução.
A profª também comentou que acha muito importante quando o professor se preocupa que o aluno saiba a tabuada, ela também acha importante que o aluno domine a tabuada e cita que os processos para a aprendizagem da mesma deve levar em conta a idade do aluno, e não deve se limitar até a tabuada do 10.
Continuando o assunto da aula passada, resolução de problemas/exercicos, a professora cita que é preciso que o aluno seja colocado em uma situação em que ele precisa resolver problemas, levando em conta as estratégias que o aluno lança mão para a resolução como , por exemplo, estratégias de contagem como tracinhos, o uso dos dedos, bolinhas, etc.
A profª perguntou: que recursos temos na escola (para trabalhos com contagem)? Alguns professores citaram o ábaco, calculadoras, jogos de tabuleiros, etc. Mas também falaram das dificuldades de acesso a estes recursos, o que fez com que uma professora falasse sobre as adaptações de materiais e comentou ainda que ela tem muitas idéias para materiais. A profª relacionou na lousa os materiais encontrados nas escolas: régua, esquadro, compasso, transferidor, ábaco, material dourado. Os professores também comentaram que algumas escolas dispõem de revistas, sala de informática com acesso a internet (apesar da lentidão). Foi lembrado, neste momento, pela coordenadora que acompanha a turma, que os professores do município tiveram curso de informática no ano de 2008.
Voltando ao assunto da aula anterior, a profª citou que um problema deve levar em conta quem irá resolve-los; lembrou que para o aluno, resolver problemas matemáticos é resolver contas.
A profª pediu a todos, conforme a possibilidade, que trouxesse os pcn’s das escolas para a próxima aula, para todos consultarem.
Com relação a pergunta: “ O que podemos pensar sobre caminho rápido e direto?” Um professor respondeu que caminho rápido e direto é o calculo mental.
Então a profª colocou o seguinte exercício na lousa: 3x + 4 = 9 E questionou: “ Isso é um problema ou um exercício na 6ª série?”
Os professores responderam que na 6ª série é que se começa o estudo das equações, portanto para um aluno desta série este seria um problema, mas para um aluno que já estudou esse conteúdo ( nas séries seguintes) esse passaria a ser um exercício. Com isso a Profª concluiu que : uma situação é um problema quando eu não domino os conteúdos requisitados para a sua resolução. Quando a resolução passa a ser mecânica, então a situação se torna um exercício. Nesse momento a profª comentou sobre a importância da manutenção de conteúdos das séries anteriores como um trabalho preventivo e,também comentou sobre a necessidade de recursos para essa manutenção, como por exemplo xerox..
A profª colocou o seguinte esquema na lousa:
Linguagem ----------------Matemática -------------------ciência


cotidiana
A profª salientou que Interpretação + técina = “bom” exercício, que o professor deve perceber o que o aluno precisa: + interpretação ou + técnica; O professor deve ainda trabalhar de forma que o aluno compreenda a linguagem matemática e obtenha agilidade de calculo e fazer revisão nas séries onde o conteúdo já apareceu.
Uma professora relatou que ao mandar como tarefa muitos exercícios um pai reclamou dos exercícios e a professora, ciente que estava correta, mandou exercícios para o aluno e para o pai...A profª citou que a “cobrança” para a família é importante para mostrar ao aluno que até mesmo os pais têm dificuldades. A situação é um problema quando eu não domino o conteúdo e neste caso relatado pela professora o que aconteceu é exatamente isso, como o pai não dominava o conteúdo para explicar ao filho, isto se tornou um problema.
A profº perguntou: “ O registro do aluno é importante?”
Os professores respoderam que sim, além disso a profª citou que ter parâmetros, organização, colocar aluno com dificuldade com um aluno mais organizado e dar uma ordem de cada vez, podem ajudar esse aluno a resolver um problema.
A profª distribuiu um texto que traziam parâmetros para avaliar se os problemas são convencionais ou não-convencionais e distribuiu um exercício em que os professores tiveram que montar o enunciado. Essa atividade tinha a intenção de mostrar que quando montamos um enunciado, precisamos parar para entender sobre o texto e por isso é um caminho que pode ajudar os alunos no processo de interpretação.


Autoras: Gleice Carla dos Santos
Viviann Hermógenes Pereira

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