Após a leitura da síntese de 28/04, foi retomado o comentário sobre a importância do uso de estratégias que os alunos utilizam para resolução de problemas.
Foi citado um problema não convencional mostrando a diferença de um problema convencional, ou seja, um problema não convencional é trabalhado muito mais
estratégias e podemos utilizar do livro didático um problema convencional e transformá-lo em não convencional, criando um contexto e acrescentando outros dados no problema.
Leitura do texto “Dificuldade em compreender problemas” da apostila, enfatizando a importância de transformar esses problemas retirando dados ou usando outras estratégias de transformação. O ideal no início da alfabetização é ter problemas recortados em pedaços para montá-los, onde o aluno, além do raciocínio, ele terá que monta-lo primeiro.
Foram relacionados alguns itens importantes para que o aluno entenda bem o problema:
Cuidado com os significados na matemática e fora dela (nomenclaturas).
Cuidado com a leitura do problema.
Cuidado com o meta conhecimento (conhecimento já adquirido)
Utilização de técnicas para ajudar os alunos a compreender e traduzir o problema concreto.
Falou-se sobre estratégias para trabalhar situações problemas.
Foi feito uma comparação entre dois problemas e o questionamento “para que comparar?”.
· Para pensar nas estratégias de resolução;
· Trabalhar com interpretação de texto;
· Pensar no significado do número ou da quantidade.
Outro questionamento levantado: “quais problemas escolher?”.
· Escolher dois de diferentes conteúdos;
· Que tenham números iguais e significados diferentes;
· Dois com a mesma idéia;
· Convencional e não convencional.
A seguir foram distribuídas atividades do material “Impulso Inicial” tratando de problemas e cedido um tempo para que os mesmos fossem resolvidos e debatidos.
Para finalizar a professora solicitou uma síntese sobre o PCN da pág. 37 a 46 e da pág. 51 a 52, sobre os aspectos abordados no módulo.
Luzia Maria Carloto Sarti
Laura dos Santos
Juliana Chiavegatto
Silmara Sertorio
18 de mai. de 2009
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