Powered By Blogger

16 de mai. de 2009

Compartilhando aprendizagens

Olá pessoal!
Nosso último encontro foi muito produtivo. Percebi, na fala, de alguns de vocês um grande envolvimento, falas que estão ganhando "peso" no sentido de estarem a cada dia mais profundas e alinhadas, que bom!
Observar as evoluções deste grupo é de grande valia para todos. Para mim serve como um "termômetro" para dosar os próximos passos, para vocês, é importante ter consciência do que se sabe para que se possa compreender o que é preciso aprender. Neste sentido, ao final do último encontro, propus 3 questões para refletir.
  1. Com relação a esse módulo, quais aspectos que você encontrou nos PCNs e que foram abordados por nós?
  2. No início do curso conversamos sobre as dificuldades que encontram em seus alunos para resolver problemas. Quais desses obstáculos percebeu que é possível de ser superado com suas intervenções e como?
  3. Quais habilidades ou competências envolvem a Resolução de Problemas?

Não deixe de postar aqui suas conclusões

Um comentário:

  1. PCNs

    1) Ao final deste módulo, quais aspectos abordados nos PCNs aparecem?
    2) Com relação a aprendizagem dos aluno o que você identifica como um obstáculo possível de ser trabalhado?
    3) Quais habilidades envolvem o ensino de resolução de problema?


    1) Aspectos:

    O estudo sobre o ensino da matemática é de fundamental importância e os aspectos abordados enfatizam a pratica em sala de aula, as escolhas pedagógicas, a definição de objetivos e conteúdos.
    É necessário desenvolver no aluno capacidades de natureza prática para que ele possa lidar com atividades matemáticas, e que lhes permita reconhecer problemas, buscar e selecionar informações e tomar decisões.
    E é função do professor potencializar essa capacidade do aluno, sendo o mediador da situação.
    O professor deve criar problemas que possibilitem a construção de conceitos e procedimentos e alimentar os processos de resolução que surgirem dos alunos.
    É importante salientar que na perspectiva dos educadores matemáticos a resolução de problemas possibilita aos alunos mobilizar conhecimentos e desenvolver a capacidade para gerenciar as informações que estão ao seu alcance.

    2) Obstáculos:

    • A mobilização do conhecimento do aluno;
    • A capacidade para gerar informações que estão ao seu alcance;
    • A compreensão da linguagem matemática;
    • A utilização de problemas não convencionais.
    • A interpretação de texto ou enunciados;


    4) Habilidades:
    • Ler e interpretar;
    • Comparar, selecionar e organizar;
    • Realizar tentativas;
    • Identificar, induzir, deduzir;
    • Construir conhecimentos matemáticos;
    • Buscar soluções e fazer tentativas;
    • Resolver situações problemas.

    Luzia Maria Carloto Sarti

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.