Nosso último encontro foi muito produtivo. Percebi, na fala, de alguns de vocês um grande envolvimento, falas que estão ganhando "peso" no sentido de estarem a cada dia mais profundas e alinhadas, que bom!
Observar as evoluções deste grupo é de grande valia para todos. Para mim serve como um "termômetro" para dosar os próximos passos, para vocês, é importante ter consciência do que se sabe para que se possa compreender o que é preciso aprender. Neste sentido, ao final do último encontro, propus 3 questões para refletir.
- Com relação a esse módulo, quais aspectos que você encontrou nos PCNs e que foram abordados por nós?
- No início do curso conversamos sobre as dificuldades que encontram em seus alunos para resolver problemas. Quais desses obstáculos percebeu que é possível de ser superado com suas intervenções e como?
- Quais habilidades ou competências envolvem a Resolução de Problemas?
Não deixe de postar aqui suas conclusões
PCNs
ResponderExcluir1) Ao final deste módulo, quais aspectos abordados nos PCNs aparecem?
2) Com relação a aprendizagem dos aluno o que você identifica como um obstáculo possível de ser trabalhado?
3) Quais habilidades envolvem o ensino de resolução de problema?
1) Aspectos:
O estudo sobre o ensino da matemática é de fundamental importância e os aspectos abordados enfatizam a pratica em sala de aula, as escolhas pedagógicas, a definição de objetivos e conteúdos.
É necessário desenvolver no aluno capacidades de natureza prática para que ele possa lidar com atividades matemáticas, e que lhes permita reconhecer problemas, buscar e selecionar informações e tomar decisões.
E é função do professor potencializar essa capacidade do aluno, sendo o mediador da situação.
O professor deve criar problemas que possibilitem a construção de conceitos e procedimentos e alimentar os processos de resolução que surgirem dos alunos.
É importante salientar que na perspectiva dos educadores matemáticos a resolução de problemas possibilita aos alunos mobilizar conhecimentos e desenvolver a capacidade para gerenciar as informações que estão ao seu alcance.
2) Obstáculos:
• A mobilização do conhecimento do aluno;
• A capacidade para gerar informações que estão ao seu alcance;
• A compreensão da linguagem matemática;
• A utilização de problemas não convencionais.
• A interpretação de texto ou enunciados;
4) Habilidades:
• Ler e interpretar;
• Comparar, selecionar e organizar;
• Realizar tentativas;
• Identificar, induzir, deduzir;
• Construir conhecimentos matemáticos;
• Buscar soluções e fazer tentativas;
• Resolver situações problemas.
Luzia Maria Carloto Sarti