Powered By Blogger

30 de abr. de 2009

Resolução de problemas II- Problemas e exercícios

No encontro do dia 28/04/2009 definimos problemas como:

" Uma situação que um indivíduo ou um grupo quer ou precisa resolver e para a qual não dispõe de um caminho rápido e direto que o leve a solução. (Lester, 1983)"
A partir desta definição discutimos em que se diferencia problemas de exercícios.

Um problema se diferencia de um exercício na medida que em dispomos e utilizamos de mecanismos que nos leva, de forma imediata, a uma solução. Por isso é possível que uma mesma situação represente um problema para uma pessoa enquanto que para outra esse problema não existe, quer porque ela não se interessa pela situação, quer porque possua mecanismos para resolvê-la com um investimento mínimo de recursos cognitivos e pode reduzi-la a um simples exercício.
Pensando em nossa prática, as perguntas imediatas são:
  1. É importante realizar exercicios em sala de aula? Por quê?
  2. Ao planejas atividades, o que pretendemos com os exercícios? E com problemas?

Deixe aqui sua contribuição sobre essas questões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.