30/04/2009

Resolução de problemas II- Problemas convencionais e não convencionais

Problemas convencionais e não convencionais

Em 28/04 dividimos os problemas em dois grupos: convencionais e não convencionais.

Um problema convencional tem como características:
  • ser apresentado por frases ou diagramas curtos;
  • vem sempre após a apresentação de conteúdos;
  • todos os dados que o resolvedor precisa estão explicitamente no texto;
  • pode ser resolvido pela aplicação direta, e
  • a solução é sempre única e numérica

Em um problema não convencional o aluno tem a oportunidade de ter contato com diferentes tipos de textos e desenvolver a capacidade de leitura e análise crítica.
Ao resolver problemas desse tipo é necessário: considerar os fatos fornecidos, colecionar dados adicionais, descartar fatos irrelevantes, analisar e obter conclusões, buscar estratégias de resolução, resolver e verificar a coerência da situação.

Usamos o livro didático adotado pela prefeitura e os professores procuraram 2 problemas convencionais e 2 não convencionais.

O que perceberam com isso? Deixe aqui suas impressões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.