Em 28/04 dividimos os problemas em dois grupos: convencionais e não convencionais.
Um problema convencional tem como características:
- ser apresentado por frases ou diagramas curtos;
- vem sempre após a apresentação de conteúdos;
- todos os dados que o resolvedor precisa estão explicitamente no texto;
- pode ser resolvido pela aplicação direta, e
- a solução é sempre única e numérica
Em um problema não convencional o aluno tem a oportunidade de ter contato com diferentes tipos de textos e desenvolver a capacidade de leitura e análise crítica.
Ao resolver problemas desse tipo é necessário: considerar os fatos fornecidos, colecionar dados adicionais, descartar fatos irrelevantes, analisar e obter conclusões, buscar estratégias de resolução, resolver e verificar a coerência da situação.
Usamos o livro didático adotado pela prefeitura e os professores procuraram 2 problemas convencionais e 2 não convencionais.
O que perceberam com isso? Deixe aqui suas impressões
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.