- Leitura da síntese
- Avisos gerais
- Tema do encontro: Resolução de Problemas
2º encontro ( Prof ª Lígia)
Pauta:
1) Temas para os próximos encontros
3) Distribuição de folhas com 3 problemas diferentes ( 1ª atividade)
Complete usando os números em destaque de modo que cada situação tenham sentido.
1,33 – 1955 - 1,36 - 1,25 - 1,20 – 14 -1976 - 40
A jubarte mede cerca de _____ metros de comprimento e chega a pesar mais de ___ toneladas.
a) Complicado ( falta unidade de medida, porém o aluno tem noção do significado* de número no texto)
*esperamos que o aluno seja capaz de identificar a função do número (medir, ordenar, contar ou codificar) em um texto e assim possa interpretá-lo.
Problema da altura das crianças:
- Como determinar de qual número (do banco de dados) irá começar?
- Números decimais? (Números que vão determinar comprimento)
*selecionar os números: começar pelo maior?/ pelo menor?/ começar pelo menino?
(diversificar trocando crianças por prédios, postes, etc.)
*Continuar a interpretação. E os números que sobraram? Quais são?
É PRECISO LER O TEXTO
- O que eu sei sobre 40 metros e 40 toneladas?
- Remete para aspectos de conhecimentos gerais (comprimento X peso)
- Fundada em 1955? É o menor número? - Relacionar
*Tudo depende do que o número vai dizer
Mas agora, O QUE NÂO É PROBLEMA?
- O que é respondido de imediato, sem pensar.
- É preciso portanto propor situações que sejam problemas.
Pensando no aluno: quando é possível observar que o aluno aprendeu?
A partir do momento que ele começa a pensar o que ele aprendeu com o problema.
Para os alunos, o que é um problema?
É ler e observar que tem dados numéricos.
Por que a aplicação de problemas?
1º Conseguir mobilizar conhecimentos
2º Desenvolver capacidades para gerar novos conhecimentos (informações que estão ao seu alcance)
* Pensar na História da Matemática: necessidade/ utilização
2ª Atividade - Use a tabela a seguir para responder cada uma das situações
Fonte: Guia dos curiosos
1º) Situação- Complete a tabela:
Quem ganhou mais corridas no desenho Corrida Maluca?
2º) Situação - Complete a tabela sabendo que ela foi organizada em ordem crescente.
3º) Situação - Complete a tabela sabendo que ela foi organizada em ordem crescente e que há 4 empates para o 1º lugar e 6 empates para o 2º lugar.
4º) Situação - Complete a tabela sabendo que ela foi organizada em ordem crescente, que há 4 empates para o 1º lugar e 6 empates para o 2º lugar. E que Dick Vigarista e Muttley não ganharam nenhuma corrida.
Corrida maluca
O que me mobilizou a resolver isso?
1º) Situação: * Problemas com muitas soluções, o importante é dar 34 no resultado.
Observar a solução dos problemas e constatar que existem várias sóluções.
2º) Situação:*O termo "ordem crescente". O aluno precisa ter estratégias, ter uma ordem, ver que é um cálculo mental e pode " brincar".
Palavras para avaliar este encontro:
Relacionar - Interpretar - Lógica - Mobilizar - Hipótese
Juliana Villalva
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